«

»

Fev 09

Semana de Recepção ao Caloiro: vamos para a Universidade!

Semana de recepção ao caloiro é uma mistura de nervos e alegria, de medo e entusiasmo. Muitas perguntas às quais queremos respostas! Feliz ou infelizmente agora com a Internet o que não faltam são respostas, mas a verdade é que tanto barulho também confunde.

A realidade é uma nada é perfeito. Isto é, o mais provável é que logo no primeiro dia conheças muitas pessoas novas e as amizades comecem. Porém se és um pouco introvertida como eu talvez seja um pouco mais difícil e os receios surjam. Assim, como ficares sobrecarregado com a quantidade de trabalho. Por isso, repito, não será perfeito, mas com certeza será muito divertido.

A vida académica é uma mistura de sentimentos que te garanto que não dá para explicar em um post, lamento-o muito! Mas se há algo de que sim te posso garantir é que até agora foi uma das melhores experiências da minha vida. E se estiveres a começar essa etapa da tua vida, não posso mais que te desejar e melhor das sortes e guiar-te um pouco nesta maravilhosa viagem.

10 coisas em que pensar antes da semana de recepção ao caloiro:

  • Organização? Claro! A primeira coisa que deves fazer antes da tua semana de recepção ao caloiro é organizar-te bem. Faz uma lista de tudo o que precisas, desde o material até os utensílios de casa. Não esperes até o último momento pois quanto mais perto estejas do dia mais nervoso estarás. Especialmente já que antes das aulas começam as ofertas de regresso às aulas e assim poderás comprar desde eletrónica até roupa a excelente preços!
  • Onde morar? Bem isso depende muito de onde moras e onde vais a estudar. Se moras perto da tua faculdade o mais provável é que fiques na tua casa. Sei que isto pode não depender de ti, mas quanto mais perto da faculdade viveres melhor! Se não tiveres muito dinheiro o mais recomendável seria tentar arranjar um lugar em uma residência.  Estas são confortáveis e mais baratas que alugar um quarto. No entanto, podes não conseguir um lugar e terás de alugar um quarto. Aqui é onde tudo dependerá da tua personalidade, pois terás a opção de partilhar ou não um quarto. Há que também ter em consideração que existem programas como o de Aconchego no que podemos ficar em em casas de séniores na Baixa do Porto.
    Uma vez que já tenhas o teu quarto, podes dar uma olhada as 5 maneiras de decorar a tua casa economicamente, assim poderás tornar a tua nova casa em um verdadeiro lar.
  • Onde comer? A minha opção número um sempre foi ir à cantina da minha faculdade. Mas a minha vantagem é que a cantina da minha faculdade era boa. O que acontece quando te apercebes que a da tua faculdade não o é? Ou, pior, não há cantina? Pergunta! Talvez há uma de outra faculdade perto que seja melhor ou mais barata. Muitos alunos de outras faculdades vinham a minha para almoçar. Há faculdades que têm micro-ondas, isso é algo muito útil pois permite-te comer bem e sem gastar dinheiro. O único que precisas é de um bom tupperware e de umas boas receitas para cozinhar!
  • Amigos? Na semana de recepção ao caloiro certeza conhecerás muitas pessoas e certeza que nem serás capaz de te lembrar do nome de todas. Tem a mente aberta e conversa! Fica a conhecer às pessoas a tua volta, as suas histórias. Acho que quando sais da tua zona de conforto é quando mais aprendes, mas a realidade é uma, não vais ficar melhor amigo de todas as pessoas que conheças. Escolhe bem com quem andas, pois, a ideia é divertir-te e zero dramas!
  • Saídas? Muitas das melhores noites da minha vida as vivi graças a minha faculdade. Entre festas académicas, festas com amigas e a queimas tenho muitas histórias para contar. É muito fácil perder-se na alegria e diversão que é a vida académica. Mas algo que te recomendo é para teres cuidado em não exagerar. Deves ter sempre em mente que a tua prioridade é o teu curso. Há muitas pessoas que se deixam levar de maneira exagerada pelo espírito académico e acabam por dar mais importância às saídas que ao próprio estudo. Tens que saber dizer que não… E acredita que será muito difícil! Encontrar o equilíbrio será um dos teus maiores desafios.
  • Muito estudo? A pressão não vai ser igual à do secundário e acho que é o primeiro obstáculo com que se enfrentam a maior parte dos caloiros. Mas não deixes que isso te deprima pois é normal, o que tens que fazer é dar sempre o teu melhor. estudar faculdade
  • Livros? Na tua semana de recepção ao caloiro, uma das coisas que te vão a comentar os professores são os livros que vais precisar para cada aula. A maior parte vão-te pedir que compres os livros, especialmente se foram eles que escreveram. Existe a possibilidade de os pedires na biblioteca e tirares fotocopias, mas cuidado faz bem as contas! Às vezes com as fotocopias acabas por gastar quase o mesmo que se comprares o livro. Também podes ver páginas como Troca-se para ver se alguém já não preciso do livro.
  • Cartão do estudante? Sim por favor! Descontos, descontos, descontos! O cartão de estudante é algo obrigatório, porém, muitas vezes acaba esquecido na nossa carteira. Informa-te bem os lugares nos que tens direito a descontos. Por exemplo, lugares de comida.
  • Praxe? Pessoalmente não quero ter a discussão de sim ou não à praxe. Eu fiz parte de uma onde conheci pessoas que adoro e não imagino a minha vida sem elas, a verdade é que eu tive uma experiência universitária espetacular. Porém, a minha irmã mais velha recusou-se a fazer parte desta atividade, porque a verdade é que depende muito da personalidade e são opções que todos temos que respeitar. Primeiro a ter em atenção é que a Praxe é completamente opcional e não é por não fazeres parte desta que não vais conhecer pessoas ou viver a tua vida académica ao máximo. Repito esta tradição depende muito da personalidade da pessoa e podes usar a semana de recepção ao caloiro para ficares a conhecer sobre de que trara e se gostas!
    No entanto, se decidires fazer parte de uma tem em conta que varia muito da universidade, não todas são iguais e não podemos generalizar.
  • Ir às atividades da universidade? Algo que há que deixar claro é que não são todas relacionadas com a praxe e algumas que até o são, como as tunas, são atividades às quais deves ir sem duvida alguma mesmo que não sejas pela praxe.