»

Abr 22

20 anos da Saga Pokémon: que têm feito para festejá-lo?

No 27 de Fevereiro de 2016, cumpriram-se os 20 anos da Saga Pokémon. A razão desta data deve-se ao facto de ter sido quando se lançaram os primeiros jogos no Japão.

Com o motivo do aniversário Pokémon, a multinacional arrancou um período muito especial de celebrações, baseadas sobretudo nas experiências que tem tido a franquia ao longo da sua vida através de videojogos, cartas colecionáveis, animações e muito mais.

Os 20 anos da Saga Pokémon: Consolas de edição especial

No passado 27 de Fevereiro, devido aos 20 anos da Saga Pokémon, foram laçados ao mercado três novas consolas especiais como motivo do seu aniversário. Trata-se de uma Nintendo 2DS Special Edition que vem carregada de muita nostalgia.

A edição especial inclui uma consola Nintendo 2DS transparente em cor vermelha, azul, verde ou amarela, lembrando as primeiras edições de jogos de Pokémon que saíram. Além disso, estas levam pré-instalado Pokémon Edição Vermelha, Pokémon Edição Azul, Pokémon Edição Amarela: Edição Especial Pikachu, dependendo da cor da consola.

Estas edições especiais também incluíram uma caixa com decoração inspirada nos jogos originais de Game Boy e incluíram uma folha de 15 etiquetas que podes usar para colocá-las na consola, junto a um código de descarga de um tema para o menu da Nintendo 2DS.

Os 20 anos da Saga Pokémon: Jogos de Pokemon para 2016

Os video-jogos têm sido o verdadeiro motivo do sucesso que tem tido a saga Pokémon desde que começou no ano 1996. Para além da série, praticamente toda a geração dos 90 cresceu com os seus jogos e têm vivido intermináveis horas de aventuras, nervos, tensão e, sobretudo, uns bons momentos de diversão e entretenimento.

Por este motivo, no 27 de Fevereiro a Nintendo lançou na sua eShop de Nintendo 3DS os títulos com os que começou tudo: Pokémon Edição Vermelha, Azul e Amarela, que serão compatíveis e jogáveis com a consola Nintendo 3DS.

Pokémon Mundo Mega Misterioso

Também nesse mesmo mês, saiu ao mercado o jogo Pokémon Mundo Mega Misterioso, compatível com Nintendo 3DS. Este título segue a mesma linha da saga Pokémon Mundo Misterioso, onde o jogador protagonista é misteriosamente convertido em Pokémon e levado a um mundo habitado por estes. Junto ao seu colega, terão de criar um mapa do mundo e aventuras de uma grave crise, na que os Pokémon legendários e Pokémon singulares, estão-se a converter em pedra.

Pokkén Tournament

A partir 18 de Março de 2016, está disponível para a consola Wii U o Pokkén Tournament, um jogo de lutas ao melhor estilo das máquinas de árcade. Os Pokémon vão lutar uns contra os outros de acordo com as suas habilidades e evoluções, fazendo-o em diferentes linhas como o modo de campanha, multiplayer e claro, batalhas online. Confira o trailer oficial:

Pokémon GO!

Finalmente, embora ainda não há nenhuma data oficial para 2016, espera-se com muita vontade o Pokémon GO!. Esta é uma forma completamente nova de jogar e capturar Pokémon que funcionará através de iOS e Android em qualquer smartphone. Será composto por captura de Pokémon no mundo real. Sim, você leu certo. Pokémon GO! usará geolocalização para incentivar aos jogadores a sair e explorar o comprimento e largura do mundo. Se ainda não acreditas, não percas o vídeo promocional:

Cartas da saga Pokémon JCC

Os jogos de cartas de Pokémon também são outro dos seus pontos fortes, pelo que não foram esquecidos nos 20 anos da Saga Pokémon.

Os fãs de Pokémon JCC vão poder aproveitar da expansão Pokémon JCC: Gerações, pack que contém mais de 110 cartas para colecionar e jogar, incluindo Pokémon como o Pikachu, Snorlax, Jolteon-EX, Ninetales-EX, Mega-Venusaur-EX, Mega-Blastoise-EX ou Mega-Charizard-EX. Esta expansão cobre todas e cada uma das etapas de um treinador Pokémon, desde a eleição inicial até os combates com o alto mando.

Além do pack, com os 20 anos da Saga Pokémon, também serão lançados ao longo de todo o ano de 2016 pacotes de melhorias desenhados especialmente para este ano tão significativo. A primeira coleção de Pokémon Singulares foi lançada a finais do mês de Fevereiro no Reino Unido e na Alemanha, chegando um pouco mais tarde aos outros países europeus, como é o caso de Portugal. Adicionalmente, também serão lançadas quatro coleções Vermelho e Azul com as respetivas melhorias.

Os 20 anos da Saga Pokémon: Eventos especiais de Pokémon

Não poderia faltar os clássicos eventos onde se distribuem Pokémon legendários aos usuários participantes.

Em esta ocasião, para os fãs que possuam os títulos Pokémon Rubi Omega, Pokémon Safiro Alfa, Pokémon X ou Pokémon Y de Nintendo 3DS, vão poder participar e receber a Mew, Darkrai, Arceus e muitos outros que se distribuíram pela Europa de acordo com os diferentes métodos durante as celebrações.

Embora, ainda há que estar atentos à página oficial dos 20 anos para conhecer as datas destes eventos na Europa.

Os 20 anos da Saga Pokémon: séries de animação

Com mais e 275 milhões de copias de video-jogos de Pokémon vendidas em todo o mundo, 21.500 milhões de cartas JCC distribuídas em 11 línguas ao longo de 74 países e mais de 450.000 jogadores participando em eventos cada ano, as séries Pokémon não vão ficar atrás.

As séries de animação para a televisão contam já com mais de 800 episódios que se distribuem em 18 temporadas até o dia de hoje.

Por isso, algumas das principais estações e plataformas de televisão, emitiram vários dos filmes de Pokémon, assim como as temporadas das séries para festejar os 20 anos da Saga Pokémon Para além das séries e dos filmes, também estão disponíveis para a sua descarga em iTunes, Google Play, Amazon e Pokémon TV completamente remasterizadas.

Se és um grande fã e não podes esperar mais, podes comprar agora as temporadas das séries Pokémon e desfrutar com estas em qualquer momento.

Finalmente, na web oficial podes encontrar toda a informação sobre celebrações eventos, mensagens de vídeo de alguns dos seguidores mais populares e outros aspetos relacionados com o aniversario da saga. A Nintendo anima aos seus seguidores a partilhar as suas melhores lembranças com o hastag #Pokemon20 nas redes sociais.